Essa é uma revisão anterior do documento!


Física 3 - Termodinâmica, Fluidos, Óptica 1/2015

Esta é a página das disciplinas Física III e Física Geral e Experimental XIX do IF - UFF. Atende aos cursos de Graduação em Ciências Exatas e Engenharias da UFF. Você poderá encontrar aqui as informações importantes sobre o nosso curso, tais como:

  • Informações de última hora (caso tenha alguma interrupção decorrente de chuvas, greves, etc…).

Sugestões e/ou críticas são bem vindas e devem ser enviadas para carloseduardosouza@id.uff.br

Objetivos

O curso pode ser dividido em duas partes: Termodinâmica/Fluidos e Ondas/Óptica.

Ao estudar Termodinâmica e Dinâmica dos fluidos veremos que as propriedades dos corpos (sistemas macroscópicos de muitas partículas), como por exemplo a pressão, a temperatura e o calor específico, poderão ser descritas a partir das propriedades microscópicas das infinitas partículas que compõem o corpo. Faremos uma conexão entre os mundos Macroscópico e Microscópico. Vai ser incrível ver que as Leis dos Gases que vocês conhecem da Química poderão ser derivadas das propriedades microscópicas das partículas do gás. Será muito interessante aplicar o conhecimento da termodinâmica para descrever o funcionamento de uma Máquina Térmica - um protótipo para motores automobilísticos e usinas termoelétricas - e verificar que ela nunca pode ter eficiência de 100%.

Na segunda parte iremos estudar as Ondas e a Ótica. Desenvolveremos um modelo geral para descrição matemática das ondas e o utilizaremos na descrição de vários fenômenos ondulatórios presentes na natureza. Vai ser impressionante ver que um modelo bem simples serve para descrever ondas dos mais variados tipos como as ondas oceânicas, as ondas sonoras e as ondas luminosas. Fenômenos mais sofisticados como o Efeito Doppler e a Difração da luz poderão ser compreendidos e descritos a partir no modelo ondulatório que estudaremos. Não é incrível saber que alguns dos dispositivos mais sofisticados da atualidade como o Ultrasom num hospital ou o GPS no seu celular tem como base o Efeito Doppler e que você pode descrever esse efeito com um modelo bem simplificado?

Grande parte do conteúdo já foi visto por vocês no colégio. Esses tópicos serão aprofundados tanto conceitualmente como matematicamente. Porém, outros assuntos serão novidade e de maior dificuldade.

Desejamos desenvolver habilidades para resolver problemas, expressar resultados com a precisão e formalismo adequado, pensar logicamente, desenvolver intuição e aplicar conceitos de física para situações encontradas na pesquisa e na engenharia.

O objetivo NÃO é decorar um monte de formulas!!!

Em resumo, tentaremos convencer vocês que Física pode (e deve) ser divertida. Algumas coisas que parecem “mágicas” que saberemos explicar: